Breakaway

O que é Breakaway?

Breakaway é um acoplamento de segurança projetado para ser instalado nos sistema de resfriamento do tanque de armazenamento de combustíveis, entre a mangueira ou braço de carregamento e um ponto de carregamento móvel (tanque, navio, trem, etc.). É constituído por duas partes simétricas unidas por três parafusos estrategicamente fragilizados que, quando intactos, permitem a circulação nos fluidos. No entanto, quando ha um esforço excessivo as peças estão separadas, este fluxo é automaticamente interrompido pelas abas interiores.

 

Como funciona?

No caso de um puxão acidental ou um excesso ou pressão, os parafusos quebram de tal forma que cada parte do BreakAway permanece unida em cada extremidade, evitando qualquer vazamento do produto, fechando imediatamente a entrada do tanque em uma extremidade até o final da mangueira ou braço de carregamento. Com este sistema exclusivo os parafusos quebram automaticamente evitando danos a mangueira ou braço de carregamento ou qualquer outro dispositivo.

 

Aplicações

Processos

BreakAway é utilizado em larga escalam na maioria dos setores, da indústria química e petroquímicas, bem como farmacêuticas, alimentícias, etc. Em suma, em qualquer manipulação de produtos altamente inflamáveis, corrosivos, tóxicos ou de alto risco.

 

Sistema de resfriamento de tanque de armazenamento de combustíveis

Os acoplamentos de segurança são a solução para atender o item 7.4.2.2 da IT-25 do CBSP.

O BreakAway é utilizado no sistema de resfriamento do constado dos tanques de armazenamento de combustíveis, possibilitando ao cliente o uso de somente um tubulação de água para alimentar os aspersores do teto e costado. Esse dispositivo é totalmente automático  e em caso de seu arrancamento pela projeção do teto em uma explosão o sistema não será comprometido.

 

“7.4.2.2 da IT-25 do CBSP – Os aspersores devem ser distribuídos de forma a possibilitar uma lâmina de água contínua sobre a superfície a ser resfriada (teto e costado), sendo que a tubulação que alimenta os aspersores do teto deve ser independente da tubulação do costado ou deve ser dotada de dispositivo automático que não comprometa o funcionamento do anel do costado em caso de seu arrancamento pela projeção do teto em uma explosão.”